25/02 2:29

São Luís sedia Encontro das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial e reúne autoridades de todo o Brasil

Aberto oficialmente, na noite desta quarta-feira (24), em São Luís, o 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, iniciou as discussões para a agenda de atividades que definirão o novo posicionamento das cidades históricas brasileiras.

O evento, organizado pelo Governo do Maranhão, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e Sebrae-MA, tem abrangência internacional, e reuniu representantes do Governo Federal, gestores municipais de cidades históricas brasileiras e especialistas em patrimônio. O objetivo é tratar das estratégias e ações para o desenvolvimento sustentável das cidades históricas e turísticas do país.

O secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino, falou da importância de receber um evento tão relevante para o futuro dos sítios históricos. “Nesses três dias intensos de atividades, teremos a oportunidade de compartilhar boas práticas de sucesso desenvolvidas em outras cidades históricas do Brasil e do mundo, aprender com elas e replica-las de acordo com as nossas peculiaridades”, ressaltou.

Para o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, as cidades precisam dividir os bons exemplos para a preservação de seus sítios históricos. “Este é um momento ímpar, onde as cidades poderão compartilhar seus casos de sucesso e buscar caminhos para desenvolvimento deste importante segmento turístico”.

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior, também esteve presente na abertura do evento e sublinhou que sediar o evento é uma oportunidade de partilhar o projeto que o Maranhão tem para o Centro Histórico, vislumbrando um quadro de avanços, dentre eles o financiamento e tratativas para as questões sociais de ocupação e habilitação, afim de promover estas cidades. “Serão dias importantes de troca de experiências de gestões para alavancar este patrimônio. Serão novas perspectivas de novos caminhos”.

Já o assessor da Presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Marco Antônio Lomanto, destacou o potencial das cidades históricas do Brasil como produto turístico no mercado internacional. “O País possui uma diversidade enorme de patrimônio histórico, capaz de atrair turistas do mundo inteiro, que buscam a cultura como principal motivação. Enalteço a iniciativa do Governo do Maranhão, pelo protagonismo neste processo de desenvolvimento do segmento no Brasil”, comentou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Edilson Baldez, falou sobre o papel das instituições públicas e privadas para o fortalecimento turístico e econômico e destacou os bons exemplos de preservação que serão discutidos. “Temos um dos maiores e mais belos patrimônios do Brasil aqui em São Luís. É claro que temos problemas de preservação. Mas é em eventos como este, que unem o poder público com a iniciativa privada, que avançamos nessas questões”.

Programação

Nesta quinta e sexta-feira, o evento prossegue no Teatro João do Vale, com a realização de painéis e apresentação de cases de sucesso. Na quinta-feira (25), painéis sobre financiamento para gestão do Patrimônio Histórico, Promoção e Sustentabilidade da Economia, serão discutidos durante todo o dia.

Já na sexta, a gestão urbana para Habitação e Ocupação em Sítios Históricos, Cultura, Turismo e a Atuação do Legislativo Federal na Governança nas Cidades Históricas Brasileiras, encerram o evento com a formatação do documento final do evento. No sábado (27), os gestores públicos participam de uma visita técnica ao Centro Histórico de São Luís.

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map