08/04 19:37

Bumba meu boi homenageia a passagem da tocha olímpica pelo Maranhão

Chama Olímpica percorre atrativos como Lençóis Maranhenses, Parque Nacional da Chapada das Mesas e a histórica São Luís.

Durante três dias a chama olímpica percorrerá três cidades maranhenses e pernoitará em duas delas. O evento dará visibilidade mundial a um dos cenários mais belos do mundo: os Lençóis Maranhenses. A chama olímpica também passará pelo centro histórico da capital São Luís, tombado como patrimônio mundial e repleto de construções que misturam influências francesas, portuguesas e holandesas.

A celebração mostrará os traços da cultura local, especialmente o Bumba meu boi, que remete à influência indígena na formação do povo maranhense. A localização geográfica propiciou ao Maranhão um híbrido das culturas do Norte e do Nordeste, seja no artesanato, no folclore ou na música popular. A culinária inclui pratos típicos como o arroz de cuxá e o sorvete de buriti.

Em Barreirinhas a tocha mostrará a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Da cidade partem veículos 4×4 que levam os turistas até as lagoas de água doce. O melhor período para conhecer o parque é entre maio e agosto, quando as chuvas acabam e as lagoas enchem – justamente durante o revezamento da tocha.

Para ajudar na preservação e na exploração sustentável do turismo nos destinos maranhenses, o Ministério do Turismo apoiou nos últimos anos projetos que somam quase R$ 457 milhões, entre eles a recuperação do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, e a sinalização turística na rua Raimundo de Moraes no bairro Bom Sucesso em Imperatriz.

NA TRILHA – Dia 12 de junho, após sair de Palmas (TO) a tocha chega em São Luís onde pernoitará. No dia seguinte a tocha passará por Barreirinhas e, em 14 de junho, desembarca em Imperatriz, antes de seguir para Belém (PA).

Confira alguns atrativos das cidades do Maranhão que serão visitadas pela tocha:

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Imperatriz

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos principais atrativos turísticos naturais do município maranhense. Imperatriz prima pela rica biodiversidade do Cerrado e pela beleza de suas paisagens naturais compostas por paredões, cavernas, cânions, buritizais e cachoeiras, que formam piscinas de águas cristalinas. A observação de aves endêmicas do local e as atividades relacionadas ao turismo de aventura, como trilhas ecológicas, rapel e canionismo, destacam-se entre os fatores que atraem os turistas ao local.

Centro Histórico de São Luís

São Luís

Única cidade brasileira fundada por franceses, São Luís foi ocupada por holandeses por três anos e reconquistada pelos portugueses. Vestígios dessa saga são encontrados na Cidade Velha. Pelos becos, ruas e vielas, os casarões dos séculos XVIII e XIX, muitos deles revestidos de azulejos originais, são testemunhas destes tempos. Na Rua do Sol estão o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Teatro Arthur Azevedo. Visite a Matriz da Sé, erguida por jesuítas, a Casa de Nhozinho, que homenageia um dos mais importantes artesãos maranhenses, e o Palácio dos Leões, antiga fortaleza francesa.

Fonte: Ministério do Turismo

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map