Caminhada e Observação de Aves

Alcântara

Avistagem do Pássaro Guará

Seu nome científico é Eudocimus ruber, chamado de Guará ou Scarlet Ibis. O guará é uma ave que ocorre no Brasil e em outros países no norte da América do Sul e Central. É reconhecida como uma das mais espetaculares aves do mundo, com sua plumagem vermelho-carmesim.

Elegante, anda em águas rasas e lodaçais durante a maré baixa para se alimentar principalmente de caranguejos e camarões, que compõem sua dieta principal.

Alcântara fica a uma hora de barco de São Luís, é onde começa a Amazônia. Aqui os guarás são um show à parte. Uma visita à ilha do Livramento, por exemplo, garante um verdadeiro espetáculo no final da tarde, com as revoada de guarás contra o fundo azul do céu.

Riachão

Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal

Uma propriedade privada cortada pelo Rio Cocais, onde se formam 4 cachoeiras: o Poço Azul, a de Santa Bárbara, a dos Namorados e a de Santa Paula. O Poço Azul é uma piscina natural de água cristalina e azulada que surpreende pela beleza. A poucos minutos de caminhada, fica outra preciosidade: a cachoeira de Santa Bárbara, uma queda de cerca de 75 metros de altura. Na reserva, além das cachoeiras, há trilhas que acompanham o leito do Rio Cocais, em meio ao Cerrado Maranhense. Diversas espécies de pássaros fazem seus ninhos aqui.

Como chegar: A partir de São Luís, por terra, deve seguir pela BR 135 até a BR 226. Daí pelas MA 012 e 132 e BR 230. Pode-se também ir de avião até Imperatriz e seguir de carro pelas BR 010 e 230.

 

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map