Facebook Twitter Instagram

CITY TOUR EM SÃO LUIS: Motoristas participam de capacitação para melhor atender aos visitantes

(IMG_1585)

 A história e os pontos turísticos da capital maranhense fizeram parte do curso de capacitação aos motoristas de aplicativo de mobilidade urbana. A ação da Secretária de Estado do Turismo (SETUR) tem o intuito de incrementar o turismo na baixa temporada e qualificar o atendimento aos visitantes. O curso foi realizado no mês de janeiro, e na tarde desta terça-feira (11) eles vivenciaram, de forma prática, o aprendizado no City Tour pelo Centro Histórico de São Luís.

O secretário estadual do Turismo, Catulé Júnior, destacou que a intenção não é tornar o motorista de app um guia de turismo, mas capacitá-lo como multiplicador de informações. “Os motoristas qualificados conheceram alguns pontos de visitação, e agora podem indicar com propriedade, os atrativos turísticos para as visitações.”

Durante o city tour, a guia de turismo da Setur (MA), Emanuelle Cordeiro apresentou a história da cidade, das praças, museus, explicando a procedência dos nomes, dias e horários de funcionamento e a estrutura disponível.

Motorista de App há 2 anos, o maranhense, Gilvan Carlos Rocha da Silva, conta que não conhecia a história do Centro histórico. “Com o curso estou aproveitando e aprendendo sobre a cidade que eu nasci e não conhecia muito dos lugares que estou conhecendo neste roteiro. Sempre turistas solicitam nossos serviços, é muito bom saber da nossa história e falar com propriedade, sobre o que São Luís e o Maranhão tem de atrativos turísticos”, afirma Gilvan Carlos.

O gaúcho, Álvaro da Silva, residente em São Luís, trabalha como condutor em App há 2 anos, e ressalta a importância de levar ao conhecimento dos motoristas a influência do turismo no desenvolvimento da Cidade. “Nós geralmente somos os primeiros a ter contato com os turistas, e o curso dá apoio para divulgarmos como funciona a cidade e as riquezas do estado”, observa Álvaro.

CAPACITAÇÃO

O superintendente de qualificação da Setur, Fernando Campelo, ficou satisfeito com o perfil dos participantes. “São profissionais com vontade de aprender. No curso além de ensiná-los, conseguimos ouvi-los. Eles enxergam detalhes da cidade que outros não veem. Temos de atender bem os turistas e toda a população”.

A Setur já realizou três turmas para motoristas de App, no qual os participantes passam por aulas teóricas e no segundo momento participam de um passeio pelo centro histórico da cidade. Ao final do curso, os motoristas receberam certificado e o material como mapas turísticos.

Em breve, a cidade contará com uma nova ferramenta ao apoio turístico. “Vamos lançar o App de Turismo que será um guia em português, inglês e espanhol com informações sobre hospedagem, restaurantes, bares e passeios na nossa terra de encantos” explicou o secretario Catulé Junior.

 

Guia Emauelle

A guia de turismo da Setur (MA), Emanuelle Cordeiro apresentando a história da cidade para os motoristas de App

IMG_1493

Igreja da Sé

IMG_1565

Beco Catarina Mina

IMG_1510

Praça Benedito Leite

Álvaro da Silva

Motorista de App qualificado pela SETUR, Álvaro da Silva

Gilvan Carlos Rocha da Silva

Motorista de App qualificado pela SETUR, Gilvan Carlos Rocha da Silva

 

 

Endereço

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Av. Dom Pedro II,
Pça da Mãe d'Água,
Nº. 32 - Centro
CEP: 65010-450

São Luís - Maranhão

E-mail para contato:

ascomseturma@gmail.com

Encontre no Mapa

Desenvolvido pela Sec. Adj. de Tecnologia da Informação - SEATI