Facebook Twitter Instagram

Comunidade quilombola dos Lençóis Maranhenses recebe qualificação da Setur

WhatsApp Image 2020-09-04 at 17.40.23 (1)

Com vocação para a fabricação de cocada, doce de buriti e caju, representantes das comunidades quilombolas dos povoados de Santa Cruz, Santo Antônio, Marcelino e Cantinho dos polo turístico Lençóis Maranhenses receberam curso de manipulação de alimentos nos dias 03 e 04 de setembro.

O secretário de Turismo, Catulé Júnior destaca a importância da qualificação profissional nas comunidades quilombolas no Maranhão. “É essencial que os nossos cursos cheguem a todos os polos turísticos, temos um portfólio de cursos de diversas áreas que abarcam também alimentos e artesanato, aproveito para destacar a importância dos fazeres e saberes da cultura tradicional”, explica o gestor de turismo.

Oferecido pela plataforma de qualificação EAD (Educação à Distância), o curso ministrado não conseguiu ser assistido de forma online pelos alunos portanto a na Superintendência de turismo do Polo Lençóis e Delta em Barreirinhas definiu por oferecer o curso de forma presencial visando facilitar, contemplar e certificar os inscritos.

Segundo o superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, Junior Mota, na retomada da qualificação profissional está sendo adotado um modelo híbrido de ensino, com aulas em EAD e presenciais, seguindo os protocolos sanitários. “As aulas de qualificação profissional permanecerão ocorrendo de forma virtual e, só estão ocorrendo atividades presenciais com número limitado de alunos, de forma a garantir o distanciamento social”, explica o superintendente.

O aluno quilombola do Povoado Santa Cruz, Fábio dos Santos Barbosa, agradeceu a Setur pelo aprendizado e falou sobre as mudanças após o curso. “A partir do curso iremos mudar nossas maneiras de manipular os alimentos, pois não sabíamos sobre as doenças transmitidas através da contaminação e aprendemos como evitá-las. Foi muito enriquecedor” afirmou o aluno.

CONTEÚDO

WhatsApp Image 2020-09-04 at 17.44.28

Durante as aulas no primeiro dia, foram abordados temas como a importância da higiene dos manipuladores, boas práticas na cozinha, como higienizar os alimentos, as principais doenças transmitidas através da contaminação e como evitá-las, sobre a reutilização do óleo na cozinha.

Já o segundo dia, foi o momento de desenvolver os cuidados com a saúde dos manipuladores, uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), como descongelar os alimentos, conserva-los na geladeira, e foi feita uma exposição prática de como fazer as soluções sanitizantes. Todo o material didático foi disponibilizado gratuitamente aos alunos, que ainda receberam certificado ao final do curso.

As inscrições do terceiro ciclo de cursos EAD acontecerá em setembro, por meio do site: www.maisqualificacaoturismoead.com.br

Endereço

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Av. Dom Pedro II,
Pça da Mãe d'Água,
Nº. 32 - Centro
CEP: 65010-450

São Luís - Maranhão

E-mail para contato:

ascomseturma@gmail.com

Encontre no Mapa

Desenvolvido pela Sec. Adj. de Tecnologia da Informação - SEATI