09/10 21:12

Destinos turísticos do Maranhão são visitados por jornalistas de Minas Gerais

Até o próximo domingo (11), um grupo formado por oito jornalistas de diversos veículos de imprensa de Minas Gerais estará no Maranhão para conhecer São Luís e os municípios vizinhos São José de Ribamar e Raposa. “Esta é uma oportunidade de fortalecer a divulgação dos segmentos de Cultura e Sol & Praia em um importante mercado emissor de turistas. Atualmente Belo Horizonte dispõe de quatro voos diretos para o Maranhão, sendo três para São Luís e um para Imperatriz”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Serão realizadas reportagens sobre as belezas naturais, aspectos gerais da cultura, gastronomia e artesanato. A ação faz parte do conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para intensificar a exposição do Maranhão nas mídias regional e nacional. “Este constante reforço para a inserção dos nossos destinos na imprensa tem o objetivo de criar no brasileiro o desejo de visitar o Maranhão nas suas próximas férias”, detalhou.

Esta viagem de familiarização é fruto da parceria entre secretarias de Turismo do Maranhão e de São Luís, além da Taguatur Turismo. “A união de esforços entre os setores público e privado em prol de um único objetivo garante a realização de ações para incrementar o fluxo turístico dos destinos”.

A secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, também ressaltou que a promoção do destino é realizada por meio de parcerias como a da Secretaria de Estado do Turismo, ao receber jornalistas de outros Estados. A Setur do Município, por meio do projeto Conheça São Luís, disponibiliza guias que encantam e contam histórias sobre a cidade. “Vale lembrar que a informação é um dos componentes principais dos produtos turísticos. Impacta no processo de decisão do destino; na programação in loco da cidade visitada e na impressão do visitante sobre o lugar”, detalhou Socorro.

O Maranhão está conquistando novas fronteiras de mercado, permitindo que o Estado entre no imaginário de turistas que, cada vez mais, procuram destinos do Brasil para viajar. É crescente o desejo dos brasileiros viajarem pelo país. De acordo com estudo do Ministério do Turismo, a maior parte dos viajantes do Brasil pretende tirar férias pelo país. O índice atingiu 73,3%, o maior registrado para o mês de julho nos últimos cinco anos.

Delma Andrade explica, ainda, que ações junto à imprensa fortalecem o segmento de lazer, diante de um cenário desvantajoso para o turismo de Negócios & Eventos. “Com a crise, os números de eventos corporativos caem, então precisamos combater este período de sazonalidade atraindo turistas que viajam de férias”, complementou.

Maranhão para milhares de viajantes

O Maranhão terá a oportunidade de ser visto por mais de um milhão de pessoas no mês de outubro, durante a ação promocional no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais. A iniciativa é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo. “Uma mega vidraça localizada no caminho para a sala de embarque colocará na vitrine a diversidade cultural e gastronômica de São Luís e praias da Raposa, as dunas dos Lençóis Maranhenses, e as cachoeiras da Chapada das Mesas”, detalhou a secretária de Turismo do Estado, Delma Andrade.

Só no ano passado, Confins recebeu mais de 12 milhões de passageiros e a previsão para 2015 é que 13 milhões de pessoas passem pelas salas de embarque e desembarque do aeroporto. A iniciativa faz parte do plano de ações anunciadas pela Secretaria de Turismo do Maranhão, em parceria com a GOL Linhas Aéreas. Ainda fazem parte das ações de promoção para os próximos meses as matérias especiais para a revista de bordo da GOL de novembro, destacando a Chapada das Mesas, displays da GOL nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM), e a capacitação de operadores de turismo e agentes de viagens de São Luis.

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map