18/03 20:55

Dia do artesão é comemorado com programação especial no Ceprama

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, realiza no próximo sábado (19) programação especial em alusão ao Dia Mundial do Artesão. As atividades serão realizadas no Centro de Promoção Artesanal do Maranhão (Ceprama), com exposição de peças dos mais variados tipos de artesanato maranhense, rodas de conversas, apresentação de algumas práticas artesanais do estado e encerramento com atração cultural.

O Dia do artesão é comemorado nesta data por ser o dia de São José, marceneiro reconhecido como primeiro artesão da história da humanidade e padroeiro dos artesãos. O secretário da Cultura e Turismo, Diego Galdino, destacou que realizar uma programação especial faz parte da política de incentivo à produção artesanal desenvolvida pelo Governo do Estado. “Nós reconhecemos o artesanato como ferramenta de promoção do Estado e também como importante meio de geração de emprego e renda para milhares de cidadãos. Exemplo disso é que no ano passado, o Governador Flávio Dino sancionou a lei de criação do Programa do Artesanato Maranhense visando o incentivo e amparo dessa função tão importante para nossa cultura”.

Durante o sábado, artesãos de todas as partes do estado, estudantes e visitantes poderão participar da programação que se inicia às 10h com mesa de abertura seguida pela roda de Diálogo sobre o Programa Mais Artesanato, sua aplicação e ações, além de diálogos sobre salvaguarda da identidade do artesanato e profissão de artesão. A apresentação “Fazeres dos mestres artesãos maranhenses” vai levar para o Ceprama uma demonstração de como são produzidas cada tipologia de artesanato desenvolvida no estado. O encerramento fica por conta do tambor de crioula do Mestre Amaral às 15h, mas durante todo o dia será possível visitar a exposição fixa dos artesãos do Ceprama.

“O Artesanato produzido no Maranhão se destaca pela sua criatividade, variedade de matéria prima e originalidade. Sua importância atravessa o campo histórico, social, cultural e econômico, na medida em que gera renda e aquece a economia de cada localidade”, destaca a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Maranhão, Viviane de Jesus.

Ainda segundo Diego Galdino, a oportunidade também marca a valorização dos profissionais que vivem de retratar os costumes e a cultura maranhense. “O Artesanato é um patrimônio de nossas origens. É uma forma de manter as tradições e aquecer a economia durante todas as épocas do ano”, afirmou o secretário.

O Centro de Promoção do Artesanato (Ceprama) fica na Rua de São Pantaleão, número 1232, Bairro da Madre Deus, São Luis. Não é preciso inscrição prévia para participar do evento.

Programação

 

10h – Abertura do Evento

  • Secretário de Estado de Cultura e Turismo – Diego Galdino
  • Vice-Presidente da Federação Maranhense dos Artesãos – Kátia Neves

10h40 – Roda de Diálogo – Programa Mais Artesanato

  • “A Lei Estadual nº 10.402/2015, que criou o Programa Mais Artesanato”
  • “Artesanato: resgate e identidade”

11h30 – Abertura da Exposição de Artesãos do Município de São Luis e de Associações;

12h – Intervalo para almoço

14h – Apresentação “Fazeres dos Mestres Artesãos Maranhenses”

15h – Encerramento – Apresentação cultural – Tambor de Crioula do Mestre Amaral

 

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map