09/03 17:01

Em homenagem ao dia da mulher, Governo realiza programação especial no Centro Histórico

Em homenagem ao Dia da Mulher, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, realiza programação especial nesta quinta e sexta-feira, 10 e11, na Casa do Maranhão, com o tema “Mulheres: pela cultura de ter direitos”. Música, teatro, palestras, oficinas e artesanato estão entre as atrações culturais preparadas para os dois dias.

“Não poderíamos deixar de fazer esta festa alusiva ao dia das mulheres, pela importância e reconhecimento do seu valor na sociedade como cidadã, profissional, companheira e agente de transformação”, destacou Diego Galdino, Secretário de Cultura e Turismo.

Abertura

A programação começa na quinta-feira, 10, a partir das 17h, com a solenidade de abertura e logo após Roda de Conversa com o tema “O sagrado feminino”, com o artista plástico e restaurador Joshua Pessoa e a psicóloga Ana Beatriz Rocha Lima. A roda vai abordar os valores e saberes femininos, o significado do feminino e suas transformações sociais.

E para fechar a programação do dia10, a Orquestra de Violão da Escola de Música do Maranhão e as bandas Deu Branco e YluGuerê farão a alegria do público.

Feira de artesanato, oficinas e rodas de conversa

No dia 11, atrações variadas estão programadas para o dia todo. A partir das 9h, na Praça da Casa do Maranhão tem Feira de artesanato e Brechó, exposições fotográficas e mostra de vídeos, oficinas de dança, maquiagem e turbante.

À tarde, duas rodas de conversa vão debater os temas Empreendedorismo Cultural Feminino, sobre os empreendimentos liderados por mulheres no campo da cultura, e Mulheres: pela cultura de ter direitos.

Performance, concerto lírico e Show de reggae

No final da tarde está prevista a apresentação de Concerto Lírico com Lívia Correa (soprano) e Gustavo Correa (pianista), e duas performances artísticas com Tieta Macau e Graça Soares, e Maria Ethel (trecho de O Cárcere de Maria Aragão).

Para animar a noite os DJs Pedro Sobrinho, Girleno a Lenda Brother, Rádio Casarão e Carol Vieira farão a festa do público. Também tem o Tambor de Crioula Maracrioula, que se apresenta às 20h15.

E para encerrar a festa com chave de ouro está programado Show com Célia Maria e Anastácia Lia e Show de Reggae com Luciana Simões e Célia Sampaio.

Dia 10 (Casa do Maranhão)

17h – Abertura
Roda de Conversa – O sagrado feminino
Ementa: Diálogo reflexivo sobre os valores e saberes femininos na contemporaneidade. O significado do feminino e suas transformações sociais.
Mediação: Iraci Soares (Rede Educadores em Museus – REM/MA)
Participantes: Joshua Pessoa (Artista plástico e restaurador), Dra. Ana Beatriz Rocha Lima (Psicóloga)
18h – Orquestra de Violão (Escola de Música do Maranhão)
18h30 – Banda Deu Branco, solo com Josi Veras e Rose Nogueira
20h – Banda YluGuerê

Dia 11 (Casa do Maranhão)

9h às 18h (Praça da Casa do Maranhão)
Feira (Sectur) e Brechó (ONG Nave)
9h às 18h (Casa do Maranhão)
Exposições Fotográficas e Mostra de Vídeos
Oficina de dança (Mano Braga – Companhia Encantar)
Oficina de Maquiagem (Ivana Jussiara – diretora Mary Kay)
Oficina de turbante (Célia Sampaio)
Roda de Conversa – Empreendedorismo Cultural Feminino
Ementa: Reflexão sobre os empreendimentos liderados por mulheres no campo da cultura
Mediadora: Caroline Veloso – Secretária Adjunta para a Lei De Incentivo Estadual (Sectur)
Participantes: Rebeca Alexandre (ONG Nave), KassiaPflueger (produtora cultural) e Hildenê Maia (Sebrae).
Roda de Conversa – Mulheres: pela cultura de ter direitos
Ementa:
Mediadora: Jô Brandão – Superintendente de Ação e Difusão Cultural (Sectur)
Participantes: Laurinda Pinto (Secretária de Estado da Mulher), Glória Pinto (Sectur), Mavi Simão (produtora cultural), Márcia Jane (Conselho Estadual de Cultura) e Marília (Coletivo Frida).
Performance artística de Tieta Macau e Graça Soares
Maratuque
Concerto Lírico com Lívia Correa (soprano) e Gustavo Correa (pianista)
Performance artística de Maria Ethel (trecho de O Cárcere de Maria Aragão)