Facebook Twitter Instagram

Escolas de Barreirinhas recebem palestras sobre proteção da infância e da adolescência

A prevenção e enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes é abordado com foco no turismo sustentável

A cidade de Barreirinhas, conhecida por ser a “porta de entrada” da região turística dos Lençóis Maranhenses, recebeu ações de qualificação com palestras de combate ao abuso e exploração sexual infantil no setor turístico. As atividades foram direcionadas a crianças com idade de 04 a 07 anos e adolescentes de 11 a 14 anos em escolas do município nessa sexta-feira, (05). A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

As palestras fazem parte do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, e tem o apoio da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta (Setur). No mês de março, 370 estudantes foram sensibilizados sobre o tema. Na primeira quinzena de abril, serão 200 alunos participantes do programa.

A coordenadora da Escola Estadual Infância Feliz, Alcioneia Rodrigues, enfatizou a importância do assunto ter sido debatido em sala de aula entre 85 crianças. “Trabalhamos nas salas tentando envolver alunos, famílias e a comunidade, acerca de vários temas importantes para a vida deles, como violência, drogas e disciplina. Essas palestras trazem uma conscientização mais prática deixando todos estarão mais preparados para dizerem ‘não’ para qualquer tipo de abuso”, frizou Alcioneia.

A programação continuou no período vespertino com palestras na Escola Municipal Modulo Educacional, direcionada a 56 adolescentes com idade de 11 a 14 anos. A diretora geral da Escola, Keze Araújo, fez a solicitação das palestras na Escola.

“Barreirinhas é polo turístico e recebemos muitas pessoas diferentes, turistas de várias partes do mundo, e nós que estamos todos os dias em sala de aula, vemos situações e sentimos a necessidade de despertar na criança e no adolescente, o cuidado que ela precisa ter consigo, em se defender do abuso e exploração sexual”, expõe Keze.

A superintendente de Turismo da região, Andrea Sanches, explicou que as palestras são lúdicas e tem linguagem direcionada para cada idade. “Falamos de forma leve dos assuntos importantes para despertá-los para as causas e efeitos decorrentes das violações dos direitos das crianças e adolescentes. Incentivando-os a não se calarem e a denunciarem qualquer situação de abuso e exploração sexual”, comentou.

Para denunciar crimes de abusos ou exploração sexual de crianças e adolescentes, é só ligar para o Disque Direitos Humanos – número 100, ou mesmo 190, e procurar o Conselho Tutelar ou Delegacia de Proteção à criança e adolescente.

adolescentes assistem a palestra da setur criancas barreirinhas

Endereço

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Av. Dom Pedro II,
Pça da Mãe d'Água,
Nº. 32 - Centro
CEP: 65010-450

São Luís - Maranhão

E-mail para contato:

ascomseturma@gmail.com

Encontre no Mapa

Desenvolvido pela Sec. Adj. de Tecnologia da Informação - SEATI