Experiência de Base Comunitária

  • Barreirinhas

Povoado de Mandacaru

Vila de pescadores que tem como maior atração o farol de 54 metros de altura. Subir requer um pouco de resistência, mas o sacrifício vale a pena. Lá de cima se tem uma das mais belas vistas dos Lençóis e do Rio Preguiças. Em Mandacaru, pode-se ainda saborear um delicioso peixe na brasa e comprar artesanato de fibra de buriti. As artesãs passaram por diversos processos de capacitação e hoje comercializam seus objetos para todo o Brasil. É encantador ouvir suas histórias de vida.

Povoado e Canto de Atins

Para quem acha que a felicidade está nas coisas mais simples, Atins é um verdadeiro idílio para experiências únicas e exclusivas. Um povoado de pescadores em um lugar privilegiado: em meio às dunas dos Grandes Lençóis, nas proximidades das lagoas Azul e Bonita, e delimitado pela Praia e pelo Rio Preguiças.

Para visitar em um dia, ou para passar a noite, vale a pena chegar e saborear os pratos à base de peixes e camarão, pescados ali mesmo e feitinhos na hora, além de descansar nas redes contemplando a natureza. Há pousadinhas caseiras em que é possível dormir em chalés ou em redes como os nativos.

Chegando de barco pelo Rio Preguiças, a vantagem é fazer passeios pelos igarapés, explorar a região e conhecer as histórias de vida dos moradores, sem nenhuma pressa.

  • Santo Amaro do Maranhão

Queimada dos Britos e Baixa Grande

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ainda guarda dois grandes bolsões de verde restingas no seu interior, onde moram pescadores e suas famílias, chamados localmente de Queimada dos Britos e Baixa Grande. São tidas como os oásis do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Para chegar à Queimada dos Britos é feita uma caminhada de quatro horas a pé só de ida a partir do povoado de Sucuruju. As expedições iniciam de madrugada para evitar o sol forte. Pernoitar nas casas dos moradores é uma experiência inesquecível. Vale a pena também conversar, ouvir histórias e vivenciar um pouco o cotidiano de quem mora no paraíso.

Durante o percurso, a dica é se refrescar nas diversas lagoas e também às margens do Rio Negro. Próximo à Queimada dos Britos, está Baixa Grande. Aqui o cenário paradisíaco se repete. Lagoas, dunas, manguezais. E a experiência de interagir com a natureza em um cenário inigualável. Excursões levam os viajantes em uma indescritível viagem a pé pelas areias, com duração de seis a sete horas, com parada para descanso e banho de mar. Um espetáculo para ver, fotografar e filmar. No cenário exuberante, dunas de até 40 metros e lagoas de águas cristalinas.

E quando o sol se põe, o céu estrelado domina a paisagem.

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map