08/04 17:58

Governo realiza remapeamento dos Polos Turísticos

Atualizar o Mapa do Turismo Brasileiro, esse é o objetivo da ação que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) está desenvolvendo nos 10 Polos Turísticos Maranhenses. A ação deve fortalecer o programa e formatar o novo Mapa da Regionalização do Estado, reativando a cadeia de interlocutores municipais por meio da identificação das necessidades de cada um e do direcionamento de ações específicas.

Foto 1_Divulgação_Sectur_06_04_2016 - Governo do Maranhão realiza remapeamento para atualização do Mapa do Turismo BrasileO Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas setoriais e locais, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada.

“É por meio do Mapa de Turismo que o Ministério idealiza e executa projetos e ações em prol do desenvolvimento do turismo em todos os polos do país. Mantendo o nosso mapa atualizado, garantimos a efetividade das iniciativas direcionadas para os nossos polos”, explicou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Durante o Programa de Regionalização do Turismo 2016 (PRT 2016), a equipe de técnicos da Sectur, liderada pela secretária Adjunta de Relações Institucionais, Glória Pinto, visitará 68 municípios fazendo o remapeamento e a aplicação dos novos critérios preestabelecidos que vão permitir a evolução e a consolidação do PRT no Maranhão. “Com a retomada das atividades, colocaremos os municípios novamente em sintonia com as esferas responsáveis pelas políticas de desenvolvimento do turismo. Nesses dias de visita faremos a sensibilização para a adesão dos municípios à atualização do Mapa do Turismo”, pontuou.

Reunião

 A primeira parada foi no Polo Munim – que abrange os municípios de Axixá, Icatu, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros e Rosário – onde a prefeita Irlahi Linhares participou da reunião com a equipe da Sectur. Na ocasião foram apresentadas as novas diretrizes do Programa e o sistema de categorização dos municípios. Foram discutidos, ainda, os novos direcionamentos e ações para a região, como capacitações e ações de cadastramento pelo Cadastur.

Adesivo Aeroporto - 933x218 cm - fechado teste site

 

 

 

 

 

 

O secretário de Turismo do Polo Munim, Isaías Sobrinho, destacou que recebeu com muita alegria a provocação do Governo do Estado para remapeamento dos Polos. “Esse trabalho servirá para sermos enquadrados formalmente ao processo e só vem a somar para a nossa região. O trabalho desenvolvido será mais visto, porque atrativos nós temos, só precisamos de um olhar mais apaixonado e que traga investimento e infraestrutura”, acentuou.

A parada seguinte foi na cidade de Barreirinhas, integrante do Polo Lençóis Maranhenses, e que contou com a participação de representantes de Humberto de Campos, Primeira Cruz e Santo Amaro. O secretário de Turismo de Barreirinhas, Reges Reis, destacou a importância da ação. “Vemos a retomada do programa de regionalização do turismo como algo extremamente positivo. Há a necessidade da integração dos municípios que compõem cada Polo, ainda mais se essa integração perpassa por uma cooperação pública privada. Essa ação é essencial para que possamos atualizar o mapa com base nas exigências do Ministério do Turismo e assim ter nessas regiões um turismo de excelência, responsável e sustentável, nivelando todos os municípios.”

Foto 2_Divulgação_Sectur_06_04_2016 - Governo do Maranhão realiza remapeamento para atualização do Mapa do Turismo Brasile

A equipe da Sectur também esteve reunida em Água Doce do Maranhão com os secretários de Turismo de Tutóia, Christian Noronha; de Paulino Neves, Alessandro Ramos; e o de Água Doce, Waldenir Rizzo que fazem parte do Polo Delta das Américas. Até o fim do mês de abril, a equipe visitará os Polos Amazônia Maranhense; Chapada das Mesas; Cocais; Serras Guajajaras, Timbira e Canela; Floresta dos Guarás; Lagos e Campos Floridos e o de São Luís.

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria pelo telefone (98) 3231-1237

 

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map