Facebook Twitter Instagram

Lagos e Campos Floridos

 

A região pantaneira conhecida como Baixada Maranhense é uma área formada por vastos campos naturais, cerrados, babaçuais, lagos, rios e estuários que se estendem por 14 municípios: Cajari, Conceição de Lago-Açu, Lago Verde, Matinha, Monção, Pindaré-Mirim, Penalva, São Bento, São Vicente de Férrer, Viana, Vitória do Mearim, Pedro do Rosário, Arari e Santa Inês.

Com este rico ecossistema, não é à toa que os principais atrativos do Polo Lagos e Campos Floridos sejam os fenômenos e as belezas naturais. A região se destaca com a pororoca do rio Mearim (Arari), onde há campeonatos de surf; o Lago-Açu (Conceição do Lago Açu) – o segundo maior lago de água doce da América do Sul; a Reserva Florestal Paraíso (Monção) – uma mata amazônica preservada com trilhas e lagos e as fantásticas Ilhas flutuantes do Lago Formoso (Penalva).

O que fazer

Conhecer a pororoca (e o surf) do Rio Mearim, em Arari;
Visitar a Reserva Florestal “O Paraíso”, em Monção;
Fazer passeios náuticos pelos lagos, rios e alagadas da região, na época de cheia;
Fazer roteiros de pesca e de turismo rural nas fazendas;
Conhecer inúmeras comunidades rurais quilombolas da região;
Conhecer o Lago do Formoso e suas ilhas flutuantes;
Caminhar pelas ruas históricas de Viana;
Participar dos inúmeros festejos da região e as festas do São João e Carnaval;
Experimentar a rica e deliciosa culinária da Baixada.
Dicas úteis
Para chegar no Polo Lagos e Campos Floridos saindo de São Luís deve-se seguir pela BR 135 e depois pelas BR-222 e pelas MA-324, 014, 317, 216, 014, 313, 314, 310, 330, 324, 326, 212. A outra opção é chegar à região via ferryboat. Esta região abrange muitos municípios e há vários trechos e rodovias que podem ser escolhidos, de acordo com os roteiros pré-estabelecidos. A viagem dura de uma a cinco horas, dependendo do destino.

Uma boa opção é fazer roteiros de pesca e de turismo rural nas fazendas; caminhar pelas ruas históricas de Viana e participar dos inúmeros festejos da região e as festas do São João e Carnaval. Uma visita ao polo deve incluir a ida às muitas comunidades rurais e quilombolas.

Lagos e Campos Floridos se destacam também pela sua gente, que tem costumes tradicionais e uma rica e deliciosa culinária, a base de peixes e frutas típicas da região.

Polo Lago e Campos Floridos: Estratégico

  1. Arari
  2. Penalva
  3. Cajapió
  4. Conceição de Lago Açu

Endereço

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Av. Dom Pedro II,
Pça da Mãe d'Água,
Nº. 32 - Centro
CEP: 65010-450

São Luís - Maranhão

E-mail para contato:

ascomseturma@gmail.com

Encontre no Mapa

Desenvolvido pela Sec. Adj. de Tecnologia da Informação - SEATI