17/01 21:22

Órgãos estaduais estabelecem parceria para melhora nos atendimentos a turistas

Um acordo inédito firmado entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MA) e a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) permitirá que os Centros de Atendimento ao Turista (CATs), que serão instalados em São Luís, estejam capacitados para atender reclamações de pessoas que visitam a cidade.

A secretária de Turismo, Delma Andrade, disse que o serviço a ser oferecido por meio do acordo representa uma medida de respeito ao turista e faz com que ele retorne em busca de novas experiências “A oferta de oportunidade de proteção ao consumidor é importante para a imagem que uma pessoa tem do lugar que visita”, disse.

Para o diretor do Procon, Duarte Junior, a situação do consumidor em viagem tem de ser resolvida rapidamente, principalmente do estrangeiro que corre o risco de retornar a seu país de origem sem obter uma solução.

O primeiro CAT de São Luís será instalado no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado e funcionará 24 horas por dia, servindo de modelo para os demais. Para garantir a qualidade do atendimento, os guias que trabalharão na unidade receberão treinamento apropriado. Os centros objetivo da proposta é elevar a satisfação do visitante.

Além de prestar informações, os CATs farão outros atendimentos ao consumidor turista.

Guia do Consumidor Turista

A iniciativa da Secretaria de Turismo e do Procon partem de uma diretriz do Governo Federal, que está empenhado em cobrar do setor turístico a excelência na prestação de serviços. Uma das iniciativas realizadas pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi o lançamento do Guia do Consumidor Turista.

O documento foi elaborado para orientar os turistas estrangeiros e brasileiros sobre seus direitos em relação a transportes, pacotes de turismo, hospedagem, telefonia, alimentação e lazer.

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map