Praias e Passeios Náuticos

  • São Luis 

Além do Centro Histórico repleto de casarões e calmaria, as praias de São Luis são um espetáculo à parte.  O Maranhão possui cerca de 640 km de extensão, o que o torna o segundo maior litoral do Brasil, ou seja, tudo conspira para uma das melhores experiências de sol e praia que quem visita o Maranhão pode ter.

A ilha de São Luís oferece algumas das mais belas praias de nosso litoral, com larga faixa de areia, mangues, dunas, vegetação rasteira e orlas urbanizadas. São dezenas de opções de bares e quiosques que servem os mais variados pratos e bebidas. Nossas águas tranquilas são propícias aos esportes náuticos como surfe, kitesurf, windsurf e vôos de ultraleve.

Algumas das praias da ilha são:

Praia da Guia – Fica no lado oeste da ilha, tem larga faixa de areia, mangues, dunas e vegetação rasteira. Sua localização permite uma vista panorâmica da parte histórica de São Luís. Embora a Guia fique distante apenas 2,5 Km do centro da cidade, trata-se de uma praia deserta.

Praia da Ponta D’Areia – Muito frequentada por ser distante do centro apenas 3,5 Km, e famosa pelos clubes de reggae instalados à beira-mar. Recentemente ganhou mais um atrativo. Além da água morna e do espaço para praticar esportes, o Espigão se tornou o ponto turístico mais indicado para a apreciação do pôr-do-sol.

Praia de São Marcos (Marcela) – Praia preferida pelos adeptos da prática de atividades físicas, oferece calçadão para caminhadas e corrida, pedalada e esportes náuticos como o  kitesurf e o surfe. Situa-se na entrada da Baía do mesmo nome, a 5 Km do centro. Conta com diversos bares e com barracas padronizadas.

Praia do Calhau – Praia tranquila, com ondas fracas, areia amarela e fina, dunas e pequenos morros. Presença de várias casas de veraneio, bons bares, restaurantes, sorveterias e hotéis. Fica a 9 Km do Centro.

Praia do Caolho – Trecho entre a praia do Calhau e a do Olho d’Água, conta com diversos bares, restaurantes, sorveterias e hotéis. O acesso é pela Av. Litorânea ou pela Av. Daniel de La Touche,a 7,5 Km do Centro.

Praia do Olho D´Água – Praia tradicional e uma das mais bonitas de São Luís, situada a 10 Km do centro, possui faixa larga de areia branca e fina, ondas na primeira metade do ano, dunas que chegam a atingir mais de 10 metros de altura, morros e falésias. É bastante procurada para prática de pesca de molinete. Conta com diversos bares e restaurantes.

Praia do Meio – Praia de areias amareladas e batidas, ondas fortes no verão, quando a água fica mais clara. Fica entre as praias do Olho d’Água e do Araçagi (Município de Paço do Lumiar), a 18,5 Km do Centro. Possui iluminação na orla. Propícia para prática de windsurf e vôos de ultraleve.

 

  • Barreirinhas

Passeios pelo Rio Preguiças

O Rio Preguiças é um rio sinuoso de águas limpas que acompanha os Lençóis Maranhenses até encontrar o mar. Em suas margens, estão grandes dunas e mata ciliar, palmeiras de açaí, buriti, dendê e carnaúba, mangues com raízes aéreas e igarapés. Os passeios pelo rio são feitos em lancha voadeira. Na ida, há paradas nos povoados de Vassouras e Caburé, ambos às margens do chamado Pequenos Lençóis. Na foz, perto de Atins, o barco retorna e sobe o rio até o povoado de Mandacaru, onde se conhece o famoso Farol de Mandacaru, sendo possível parar novamente em Caburé, para almoço. É possível realizar uma expedição fotográfica pelo rio e capturar belíssimas e diferenciadas imagens.

Praia de Ponta do Mangue

Uma das mais belas praias dos Lençóis Maranhenses, Ponta do Mangue é uma típica comunidade tradicional da região, habitada por pescadores. As paisagens são belíssimas. O acesso pode ser de barco, a partir de Barreirinhas. Pousadas se concentram na praia mas quem tem disposição pode aventurar-se pelas dunas até lagoas como a do Mário.

Praia de Vassouras

Vassouras fica às margens do Rio Preguiças onde está localizada a Área de Proteção Ambiental (APA) dos Pequenos Lençóis. É possível, no período das cheias, visitar algumas lagoas que se formam próximas ao povoado. Há uma pequena infraestrutura instalada para a compra de artesanato, alimentos e bebidas.

Praia de Caburé

Nesta praia fica um vilarejo de pescadores. A Praia de Caburé tem uma característica especial por ser uma península entre o rio e o mar. O visitante pode se hospeda em uma das pousadas situadas à beira do Rio Preguiças. Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce e ainda apreciar um maravilhoso céu estrelado, já que na praia não há energia elétrica e o gerador é desligado às 22h. A praia do Caburé, praticamente deserta, possui águas calmas que recebem a influência de rios da região.

Praia de Atins

No povoado de pescadores com mesmo nome, a Praia de Atins é onde desemboca o Rio Preguiças. Próximo daqui, estão as famosas cachoeiras da Praia de Atins, que se originam nas lages à beira mar no período de chuvas intensas.

  • Araioses e Tutóia

Delta das Américas

Terceiro maior delta oceânico do mundo formado pelos principais afluentes do Rio Parnaíba, o Delta das Américas assemelha-se a uma mão aberta onde os dedos representariam os principais afluentes do Parnaíba, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico. Esse impressionante paraíso natural é formado por imensas florestas de manguezais, em diferentes espécies de mangues – vermelho, branco, siriba, preto, matas ciliares, água doce e água salgada, praias, dunas, mais de 70 ilhas e ilhotas, restingas, caatingas litorâneas.

Para visitar o Delta, os pontos de saída são as excursões náuticas que saem de Tutóia e Araioses.

Ilha das Canárias

Segunda maior ilha do Delta das Américas, a Ilha das Canárias é uma área de proteção ambiental onde vivem famílias que sobrevivem, sobretudo, da pesca artesanal e do cultivo do arroz. São cerca de 2.500 pessoas distribuídas nos povoados de Passarinho, Canárias, Torto e Caiçara. As paisagens, belíssimas, são formadas por praias, coqueirais, vilarejos típicos, extensões de dunas, manguezais, rios e igarapés.

Quem visita a região pode vivenciar a extração de caranguejo, se hospedar em pousadas e fazer inesquecíveis passeios ecológicos.

Praia do Pontal das Melancieiras

O Pontal das Melancieiras é uma praia de visual deslumbrante, formado por uma península de areia branquíssima que se estende entre um canal e o mar aberto. Só é possível a visitação de barco. No local, existem apenas ranchos de pescadores, sendo necessário levar alimentos e bebidas para melhor aproveitamento das belezas do local. Fica em Tutóia, cidade integrada à região do Delta.

 

 

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map