21/03 17:21

Riqueza e diversidade cultural maranhense encantam turistas franceses

Turistas franceses desembarcaram, no sábado (18), no Porto do Itaqui, em uma escala do navio Le Lyrial, vindo de Recife com destino a Belém. Após atracarem no Porto, parte dos passageiros – 200 deles – aproveitou para conhecer as belezas naturais e a diversidade cultural da capital maranhense. A quantidade de flashes disparados durante o passeio deixou claro que os visitantes queriam levar um pouquinho de São Luís para a Europa.

A operação de desembarque do navio de passageiros foi coordenada pela equipe da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a estada do grupo em São Luís foi organizada em ação conjunta da Emap, Agência Marítima, Secretarias de Turismo do Estado e do Município e uma agência de turismo local, com apoio da Polícia Militar e da Subprefeitura da Praia Grande.

O grupo começou o passeio pela orla de São Luís, conhecendo a Avenida Litorânea e a Praia de São Marcos. Em seguida, os turistas foram para o Centro Histórico, passando pelo Palácio dos Leões, Praça Dom Pedro II e a Catedral da Sé. Na Praça Benedito Leite, o grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa esperava pelos visitantes, que demonstraram muita curiosidade pela manifestação cultural tipicamente maranhense.

Além das imagens da cidade, que fotografaram e filmaram com entusiasmo, os visitantes levaram também material impresso de divulgação das belezas e riquezas do Maranhão. O encerramento da visita foi marcado por uma apresentação do Boi Brilho da Ilha organizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) na Casa do Maranhão, no Centro Histórico.

Passeio registrado na lente e na memória

Os turistas afirmaram que a visita à capital maranhense ficará gravada na memória deles pelas belezas naturais e arquitetônicas da capital maranhense, patrimônio histórico e cultural da humanidade.

O francês Dominique Pontabric, 65 anos, prestou muita atenção à imersão na história do Maranhão durante a visita ao Palácio dos Leões. “Vou levar na memória a diferença entre a cidade velha e a cidade nova”, disse Dominique. Ele também elogiou a receptividade do povo maranhense. “Todos com quem conversei aqui foram simpáticos e muito acolhedores”, completou.

Já a turista Karin Bromilare, 59 anos, ficou entusiasmada com o passeio no Centro Histórico. Ela contou que também apreciou de modo especial a praia e as igrejas. “É muito diferentemente da Europa. Gostei das cores e do tambor de crioula. A música e as danças são muito bem exploradas pela cultura brasileira”, comentou.

Para a canadense Mary Anne Palmeter, que mora na Suíça atualmente, cada novo cenário era registrado em fotografias. “Gosto de ver a cidade antiga, os prédios antigos, gostei muito do que tenho visto hoje aqui. Achei tudo muito interessante e legal”, afirmou Mary Anne.

Contatos

contatos

Avenida dos Holandeses, 9,
Quadra. 33,
São Luís - MA

Tel: 98 3232-0995 | 3231-0822

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map