Facebook Twitter Instagram

Setur realiza ações no Polo Serras, Guajajaras, Timbira e Kanela

WhatsApp Image 2020-03-19 at 18.11.23

No período de 16 a 21 de março, a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), por meio da Caravana Mais Turismo realizou ações visando consolidar a atividade turística do Polo das Serras, Guajajaras, Timbira e Kanela, nas cidades de Barra do Corda e Grajaú. As ações contaram com a participação de operadores do trade local e os gestores municipais, onde foram realizados serviços e capacitações para o fomento do setor.

As demais caravanas e eventos foram cancelados por tempo indeterminado. “Estamos contribuindo com ações para o crescimento do Polo Turístico das Serras, Guajajaras, Timbira e Kanela. Essa já é a quinta caravana que realizamos no ano e agora vamos fazer uma pausa em virtude do avanço do COVID 19 mesmo que ainda não tenhamos casos no Maranhão, é importante nos resguardarmos”, finalizou o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.

Durante a Caravana, foram capacitadas cerca de 120 pessoas com palestras e cursos oferecidos e desenvolvidos por profissional da superintendência da Qualificação Profissional, nos temas: ‘Boas Práticas para Manipulação de Alimentos’, ‘Mídias sociais para Promoção e Comercialização do turismo’, ‘Qualidade no atendimento para Bares e Restaurantes’ e ‘Elaboração de projetos para gestão pública no turismo’. Ao fim dos cursos, que são gratuitos, ocorreu a entrega de certificados.

A empreendedora da cidade de Grajaú, Lorena Chavier, agradeceu o aprendizado e afirmou que com a qualificação, o Polo será mais divulgado e conhecido pelos turistas. “O curso foi uma experiência maravilhosa, onde pude encontrar informações que vivo no dia-a-dia, porém não estavam utilizando, e às vezes usando de maneira errada. Aprendi que precisamos utilizando o nosso trabalho para divulgar nossa região e torná-la reconhecida pelos turistas”, afirmou Lorena Chavier que participou do curso de qualificação em ‘Mídias sociais para Promoção e Comercialização do turismo’.

As técnicas da Setur percorreram estabelecimentos com o objetivo sensibilizar sobre a importância da formalização do setor por meio do Cadastur, o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Foram realizados 15 cadastros e renovações nos dois municípios. Em Barra do Corda houve entrega da carteira para guia de turismo. O Cadastur garante oportunidades de negócios aos seus cadastrados, sendo também uma importante fonte de consulta para o turista.

Desenvolvido pela superintendência de Qualificação Profissional, o Programa Mais Infância, Mais Turismo, não conseguiu proferir as palestras nas escolas por conta da pandemia do Covid-19, no entanto, nesta sexta-feira (20), percorrerá o município de Grajaú, à Blitz de conscientização em hotéis, pousadas, restaurantes, comércios e agências, com o objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Inventario turístico

A superintendente da Regionalização da Setur, Glória Pinto, presente na Caravana, destacou a contribuição que o Governo do Estado realiza em parceria com as secretarias municipais de turismo. Ressaltando que em Barra do Corda houve a participação de 20 conselheiros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e após reunião, ficou decidido que a cidade irá dar andamento a atualização do Inventário Turístico já existente na cidade.

Simultaneamente, na cidade de Grajaú, a assessora técnica, Karlla Santos desenvolveu a reunião do COMTUR, onde os conselheiros e representantes da cadeia produtiva turística, participaram da oficina de elaboração do inventário turístico de Grajaú, visando o fortalecimento institucional do conselho do Polo Serras, Guajajaras, Timbira e Kanela.

Durante a Caravana Mais Turismo, a superintendente da Regionalização da Setur realiza reuniões com representantes das Instâncias de Governanças (IGR’s), porém no Polo Serras, Guajajaras, Timbira e Kanela, devido à pandemia do Covid-19, não aconteceu da forma programada. De forma que, foram repassadas as orientações e documentos necessários para a formalização das instâncias para a Presidente da Instância de Governança do Polo, e Secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Grajaú, Elizabeth Nogueira. Na ocasião foram fornecidos os contatos da assessoria jurídica da SETUR para futuras dúvidas e assessoramento na formalização da IGR’s.

A Superintendência de Regionalização também realizou o levantamento de atrativos, na Cachoeira de Sussuapara e na Cachoeira do Morcego. Devido à pandemia do Covid-19, a Fundação Nacional do Índio (Funai) suspendeu, pelos próximos trinta dias, as autorizações de entrada em terras indígenas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não sendo possível realizar o plano de visitação da Aldeia Morro Branco.

A medida, adotada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) por meio da Portaria nº 419, de 17 de março de 2020, é uma forma de evitar a disseminação do vírus nas aldeias, uma vez que as populações indígenas se encontram no grupo de risco de contaminação por serem mais suscetíveis e vulneráveis ao contágio.

Na ocasião e em alusão ao dia do artesão (19), o superintendente do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner, realizou a entrega Carteira Nacional do Artesão aos profissionais do município de Barra do Corda.

WhatsApp Image 2020-03-19 at 18.10.44      WhatsApp Image 2020-03-19 at 18.11.22

Endereço

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Av. Dom Pedro II,
Pça da Mãe d'Água,
Nº. 32 - Centro
CEP: 65010-450

São Luís - Maranhão

E-mail para contato:

ascomseturma@gmail.com

Encontre no Mapa

Desenvolvido pela Sec. Adj. de Tecnologia da Informação - SEATI