CENTRO DE ARTESANATO DE IMPERATRIZ

Parada obrigatória no Polo Chapada das Mesas, o Centro de Artesanato de Imperatriz chama atenção dos turistas e maranhenses pela diversidade da produção do artesanato local com técnicas e estilos diferenciados. Criado há 33 anos, com o objetivo de trazer geração de renda e emprego e valorizar nossa cultura. O Centro funciona de segunda a sábado e fica localizado em frente à Praça da Cultura, na Rua Urbano Santos no Centro de Imperatriz (MA).

Criativo e bastante diversificado; é assim o artesanato maranhense; vasos, bolsas, chinelos, toalhas, chapéus, miniaturas inspiradas em símbolos da cultura regional são alguns exemplos dessa grande produção que, nas mãos dos artistas locais, ganham sempre novos tons, cores e formas.

Segundo o superintendente de turismo da Chapada das Mesas, Beto Kelnner, no Centro de Artesanato de Imperatriz, o cliente tem a possibilidade de ter contato direto com o artesão e adquirir peças produzidas na região, contribuindo com o crescimento social, econômico e cultural “O Centro faz parte do roteiro urbano de visitação, onde as pessoas podem visitar e apreciar o artesanato regional, e o portador do passaporte da Chapada das Mesas que visita o centro, tem descontos e vantagens, e ainda pode carimbar o passaporte no local,” afirma Beto Kelnner.

O Centro de Artesanato de Imperatriz possui cerca de 42 artesãos cadastrados, sendo 29 com espaços no local, e conta com mais de 1.000 peças à venda como cerâmica, madeira, vidro, metal, renda, têxtil e outros.

Com uma área de mais de 400 m², o espaço traz ambientes decorados para que o visitante possa visualizar a utilização de peças artesanais em espaços totalmente climatizado, com área para reunião, eventos e espaço de convivência, além do hall onde funciona a Associação dos Artesãos de Imperatriz (ASSARI).

O Centro é mais uma ação integrada do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação dos Artesãos de Imperatriz (ASSARI) e funciona como ponto de convergência entre todas as iniciativas do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Maranhão.

A presidente do Assari, Simone Fonseca, agradece a parceria do governo do estado. “Agradecemos ao Governo do Estado, as Secretarias de Turismo e infraestrutura que não mediram esforços em transformar o Centro de Artesanato de Imperatriz em um dos melhores do País, onde são oferecidos oficinas, palestras e acompanhamento do Programa do Artesanato Brasileiro-PAB através do nosso coordenador Carlos Martins, que nos assiste e ajuda a transformar a nossa Cadeia Produtiva do Artesanato uma referência hoje.

CENTRO DE ARTESANATO DE IMPERATRIZ e ASSARI – ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE IMPERATRIZ

Endereço: Rua Urbano Santos s/n – Centro – Imperatriz (MA)

Horários de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 14h