Condutores de turismo da Chapada das Mesas serão qualificados pelo Governo

Setur anuncia curso de qualificação para condutores e guia de turismo em áreas naturais durante reunião com representantes do ICMBIO e municípios que compõem o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Estiveram presentes, no encontro que aconteceu nessa segunda-feira, 08 de fevereiro, representantes dos municípios de Estreito, Carolina e Riachão.

A inscrição para os cursos e o edital para credenciamento de pessoas físicas interessadas em realizar a prestação do serviço na unidade de conservação da Chapada das Mesas será disponibilizada em breve no site da Setur e no do ICMBIO.

“A Qualificação de condutores de turismo em áreas naturais assim como a formalização dos guias e das agências que oferecem serviços de guiamento e de transporte para o parque são fundamentais para a maior qualidade e segurança oferecida aos visitantes. A Setur segue atuante na região com mais uma ação coordenada pela Superintendência de Turismo, de Qualificação e o Cadastur em parceria com os gestores municipais e federais” pontuou o secretário de estado do turismo, Catulé Júnior.

A condução de visitantes em unidades de conservação, tanto por guias, condutores e transportes, será organizada em conformidade com as portarias n° 744 e 769/2019 que tratam respectivamente sobre transporte terrestre para fins turísticos e pessoas que desenvolvem atividades informativas e interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado.

Estiveram presentes os secretários de turismo de Riachão (Joamar Gomes), de Estreito (Lennon Rojas) e de Carolina (Leonardus Borges), o Presidente do COMTUR de Carolina, Euberth dos Santos, Representantes dos Guias e Condutores, Neuton Coelho, além dos secretários municipais de meio ambiente, do Chefe do PARNA da Chapada das Mesas/MA, Deijacy Rego, e do superintendente de turismo da SETUR, Beto Kelnner.

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. A região é composta de florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compõem um estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.