Conselho Estadual de Turismo retoma atividades

A primeira reunião de 2021 do Conselho Estadual de Turismo do Maranhão (CET-MA) foi realizada nesta sexta-feira (05), por meio da plataforma digital Google Meet. O órgão, que reúne representantes de entidades do trade turístico e gestores do setor público, se adaptou para seguir com o calendário de encontros respeitando o isolamento social previsto devido à pandemia do novo coronavírus.

Na ocasião, o secretário de Estado do Turismo e presidente do Conselho, Catulé Júnior, apresentou a minuta do Regimento Interno do CET-MA, com a posse dos conselheiros. Em seguida foram apresentados aos membros do conselho, o programa “Destino Lençóis e Delta”, e o suplente da Setur no CET-MA, Hugo Veiga, falou sobre a redução do imposto ICMS para o QAV – Querosene de aviação e a retomada e criação de novos voos no estado.

O programa ‘Destino Lençóis e Delta’ foi apresentado aos conselheiros como estratégia do plano de retomada para o setor, no qual 20 milhões de reais serão destinados a obras e ações em 8 municípios nos polos turísticos Lençóis e Delta nessa primeira etapa.

“Embora tenhamos mantido durante todo este tempo de pandemia um debate constante com os empresários do trade turístico, este encontro virtual do CET-MA é um encontro especial para tratarmos deste momento delicado do setor’, afirma o secretário Catulé Júnior.

Além disso, o secretário comentou que o programa ‘Destino Lençóis e Delta’ foi uma demanda direta do governador e que a Setur realizou análise criteriosa dos atrativos turísticos, buscando algumas alternativas de obras nas oito cidades, como demandas de infraestrutura turística, promoção, qualificação.

“Acreditamos que o turismo só tem a crescer e desenvolver se houver comunhão desses esforços, e nós estamos correndo para o quanto antes essas obras se iniciarem”, afirma o gestor Catulé Júnior.

O CET-MA é um órgão consultivo composto por 62 conselheiros, sendo 28 representantes de órgãos públicos, federais, estaduais e municipais, 28 representantes de entidades e da sociedade civil e 6 representantes do poder público municipal por meio de categorias de hierarquização. Apesar de consultivo, o órgão tem como finalidade propor diretrizes e soluções para o desenvolvimento das atividades turísticas no Maranhão.