Profissionais dos Centros de Atendimento ao Turista participam de qualificação profissional

Buscando ampliar seus conhecimentos e prestar um excelente atendimento a todos que buscam informações turistas nos balcões dos CATs, a Secretária de Estado do Turismo (SETUR) realizou nesta segunda-feira(11), o 11º modulo da qualificação em atualizações turísticas sobre a rota das emoções para os 36 profissionais dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Totalmente gratuitos, os atendentes dos CATs terão uma carga horária de 42 horas em capacitações.


Os cursos de atualização em Atendimento ao Turista são formados por 12 módulos: Atualização em Atendimento ao Turismo. Módulos: (I); Atendimento Criativo ao Turista; (II) Gastronomia Maranhense; (III) Artesanato; Maranhense; (IV) Polo São Luís; (V) Polo Lençóis Maranhenses; (VI) Polo Chapada das Mesas; (VII) Polo Delta das Américas; (VIII) Polo Munim; (IX)  Perfil de Turistas Nacionais e Internacionais; (X) Polo Floresta dos Guarás e Amazônia Maranhense e (XI) Rota das Emoções e (XII) Primeiros Socorros.


O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, reforça a importância da capacitação no setor. “A qualificação é um diferencial de competitividade e proporciona os melhores resultados nas carreiras profissionais, além de contribuir para que possamos fortalecer o turismo, aperfeiçoando as políticas públicas e oferecendo um atendimento mais qualificado aos turistas”, ressaltou o secretário.


A metodologia contou com aulas expositivas, resgatando as experiências vivenciadas pelos participantes na perspectiva da melhoria na qualidade dos serviços e produtos turísticos.


A assessora técnica da Regionalização, Karlla Santos, ministrou o curso “Rota das Emoções”, e reforçou pontos chaves para a prestação de um bom serviço ao público, identificando os tipos de visitantes, técnicas de atendimento, abordagem, o que deve ser avaliado e evitado, etc. “O turismo e sua cadeia como um todo precisa de um bom atendimento, o 11° módulo foi importante para sanar as dúvidas que são pertinentes sobre o percursos da Rota das Emoções, com o objetivo de fornecer informações mais completas sobre as experiências de gastronomia, cultura e ecossistemas únicos nos 3 estados que compõe a Rota das Emoções (Maranhão, Piauí e Ceará). É preciso entender que os turistas precisam para então informar e encantar”, frisou.


A coordenadora dos Centros de Atendimentos aos Turistas, Fernanda Guterres, comenta, “é importantíssimo que os atendentes, prestadores de serviços, estagiários dos CATs estejam passando por essa atualização, pois assim, conseguiremos atender os visitantes de forma coesa e com informações atualizadas, contribuindo para melhoria da qualificação profissional no turismo”, enfatizou.


“Para eu trabalhar no CAT, preciso estudar por conta própria e os cursos estão me proporcionando a atualização que muitas das vezes não conseguimos encontrar nem na internet. Os facilitadores tem muito domínio do conteúdo, que foi voltado para a nossa realidade. A minha percepção em relação ao turismo tem mudado a cada modulo que participo. A Setur está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou a atendente do CAT Espigão, Ana Carolina Utta.


A guia de turismo e atendente do CAT Aeroporto, hà 3 anos, Letícia Rodrigues da Silva, também participou dos cursos e diz que capacitações como essa são essenciais para que profissionais que dão informações aos turistas. “O turista que chega querendo saber sobre a Rota das Emoções, já vem com uma bagagem de informações, sabendo que ele tem que ir para Barreirinhas, Fortaleza e Delta, no entanto, nós dos CATs temos que trazer algo novo pra eles, informando o que eles devem fazer, meios de transporte que vai facilitar a chegada deles, algo que está acontecendo nas cidades, por onde eles irão passar, acrescentando informações para o visitante/turista tenha ótimas referências do nosso estado e que venham deixar boas lembranças na hora que ele quiser retornar ou nos indicar”.


O último módulo “PRIMEIROS SOCORROS” acontecerá na próxima terça-feira(19/01), juntamente com a premiação do edital do programa de reconhecimento para os atendentes dos CATs. A entrega dos certificados aos concluintes ocorrerá também no auditório do Edifício João Goulart.  

Endereço

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Av. Dom Pedro II,
Pça da Mãe d'Água,
Nº. 32 - Centro
CEP: 65010-450
São Luís - Maranhão

E-mail para contato:
ascomseturma@gmail.com

Encontre no Mapa

Desenvolvido e hospedado pela Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação - SEATI