Protocolos Sanitários / Turismo Seguro

protocolos sanitarios SETUR - FEED

O retorno gradual do Turismo vem sendo planejado cuidadosamente pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado do Turismo(SETUR), de modo a assegurar moradores, visitantes, empresários e demais profissionais da área, para que as atividades que envolvem os diferentes segmentos do trade possam se dar dentro das exigências estabelecidas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O Maranhão respira turismo, vive turismo – cotidianamente. As suspensões dos serviços deste setor impactam brutalmente a economia, evidenciando a necessidade de divisão de responsabilidades e tomadas de decisão entre gestores e empresários, pactuando ainda a adesão dos moradores frente aos protocolos estabelecidos. Todos devem estar cientes de que a condição de “novo normal” – proporcionada pela retomada gradativa

As boas práticas de assepsia fazem parte da prevenção contra a Covid-19, devendo fazer de todos os servidores estaduais e de cada cidadão, atentos fiscais. Seja dentro da sua própria casa, nos empreendimentos, nas ruas, em todo e qualquer ambiente.

Os protocolos sanitários, separados por segmentos, tem um único objetivo: evitar a propagação da doença em nosso estado, prestando-se à orientação relativa às normas da OMS aos diferentes setores do trade turístico, devendo ser ajustada sempre que se fizer necessário.

Esperamos que façam bom proveito do material aqui apresentado, pondo em prática estes protocolos. Colocamo-nos à disposição para esclarecer dúvidas que possam surgir, lembrando que estamos abertos ao diálogo e sugestões.

Somente por meio da contribuição, responsabilidade e comprometimento de todos, conseguiremos sair vencedores deste período crítico, tornando o nosso Estado um destino seguro e atraente para todos. O Maranhão continua na Moda!

  • Protocolos Sanitários

Aprovado protocolo específico de medida sanitária segmentada para a visitação e o transporte de turistas em atrativos turísticos, na forma em que especifica.

Informação completa aqui: PROTOCOLOS SANITÁRIOS – 17 – JULHO – 2020

LINK abaixo das matérias da Setur com informações adicionais:

12.08.2020 – MATÉRIA – Setur intensifica divulgação dos Protocolos Sanitários

21.08.2020 – Matéria: Campanha sobre protocolos sanitários sensibiliza empreendimentos voltados ao turismo

  • Bares e Restaurantes

https://youtu.be/IFRPTe9C-JQ

Além de adotar uma série de adequações no atendimento, os bares, restaurantes e similares passam por um rigoroso processo de desinfecção dos ambientes, mobiliários e utensílios; distanciamento de dois metros entre as mesas e precisam privilegiar a ventilação natural como medidas de prevenção.

*Pratos, copos e talheres devem ser higienizados em máquina de lavar com enxague a 840c;
*Funcionários devem ser equipados com luvas e máscara descartável;
*Cardápios, devem ser cobertos com filme plástico e desinfetado com álcool a cada troca de cliente;
*Os alimentos no buffet devem ser cobertos, para evitar a contaminação;
*Eliminar paliteiro, saleiros, apenas sachês de uso pessoal;

Informação completa aqui:  Protocolos sanitários para BARES E RESTAURANTES

  • Meios de Hospedagem 

Com a implantação de novos protocolos para receber os hóspedes em segurança, hotéis pousada e similares, já estão trabalhando com Check-in e check-out sem contato, manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, reservas antecipadas de mesas e áreas de lazer, limitação no uso dos elevadores, aferição da temperatura dos hóspedes e colaboradores, desinfecção das áreas sociais e apartamentos e fixação de cartazes informativos sobre protocolos de prevenção da covid-19.

*Intensificar frequência de higienização das áreas de maior circulação

*Afixar Cartazes informativos sobre protocolos de prevenção da covid-19.

*Dispenser com álcool 70% próximo aos botões dos elevadores.

Informação completa aqui:  Protocolos sanitários para MEIOS DE HOSPEDAGEM

  • Agências de Turismo

Dentre os protocolos para as agências de turismo, estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento em caso de formação de filas,  poltronas bloqueadas para utilização e a intensificação da limpeza e sinalizações.

Informação completa aqui: Protocolos sanitários para AGÊNCIAS DE TURISMO – a partir da pág. 15

  • Visitação em atrativos

As atividades comerciais na orla da capital e nas praias estão sendo liberados com as adequações necessárias.  Já os passeios e visitações aos atrativos devem obedecer fluxos de entrada e saída de visitantes aos atrativos sem aglomeração, disponibilizar álcool em gel etílico 70% em local visível e de fácil acesso para clientes e colaboradores, utilizando a comercialização de ingressos por meios eletrônicos, e quando for realizada no local, evitando filas e aglomerações e lembrando que idosos e pessoas do grupo de risco tem atendimento preferencial.

Informação completa aqui: Protocolos sanitários para a VISITAÇÃO EM ATRATIVOS TURÍSTICOS  – a partir da pág. 16

  • Transporte de turistas

As companhias aéreas vem reforçando a comunicação com os passageiros, por meio de informações atualizadas e disponíveis em seus canais. Além disso, o uso de máscaras faciais é presente nos aeroportos e a bordo. Áreas de check in contam com marcações no chão para o distanciamento físico, e estão sendo feitos desde o começo da pandemia o controle de temperatura dos passageiros no embarque e desembarque no aeroporto.

Já entre os protocolos para os transportes rodoviários, estão sendo orientadas a ventilação natural dentro dos veículos, fixação de recomendações aos usuários, intensificação na limpeza após cada viagem, uso de proteção facial, como máscara de tecido, de tecido não tecido (tnt) ou de algodão, e recomendações como não utilizar a capacidade máxima do transporte por passeio ou viagem.

Informação completa aqui: Protocolos para o TRANSPORTE DE TURISTAS – a partir da pág. 16

  • Guia de Turismo, Condutor de veículo ou Transporte Aquaviário

https://youtu.be/2bpCB8DLEAc

Os guias de turismo, condutores de veículos e transporte aquaviário,  estão sendo orientados a informar aos turistas antes de iniciar qualquer atividade turísticas sobre protocolos, mudanças e restrições; fazer o uso de microfone individual, máscara descartável e máquina de cartão de crédito higienizada; no caso de uso de objetos pessoais como: óculos, telefones celulares, microfones e outros devem ser higienizados com álcool em gel etílico 70%, e evitar espaços com probabilidade de aglomeração.

Informação completa aqui: Protocolos sanitários para GUIA DE TURISMO, CONDUTOR DE VEÍCULO E TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS – a partir da pág. 15

Endereço

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Av. Dom Pedro II,
Pça da Mãe d'Água,
Nº. 32 - Centro
CEP: 65010-450
São Luís - Maranhão

E-mail para contato:
ascomseturma@gmail.com

Encontre no Mapa

Desenvolvido e hospedado pela Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação - SEATI