Setur realiza reunião de alinhamento do projeto Turismo Seguro nos Lençóis Maranhenses

O projeto Turismo Seguro teve mais uma rodada de conversa em Barreirinhas para discutir a adoção de boas práticas para segurança no turismo, criação do Comitê Gestor e do plano de ações. Coordenada pela Secretaria de Estado do de Turismo, a reunião e oficina, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), ocorreu entre representantes do governo e agentes ligados a cadeia produtiva do turismo da região.

“Além de estimular a adoção de boas práticas que fortaleçam a segurança turística, estamos buscando melhorar a experiência dos nossos visitantes, ofertando produtos de qualidade ao turista no Maranhão”, destacou o secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, ao explicar sobre o projeto Turismo Seguro.

Na reunião foi firmado o compromisso e os novos passos para o encaminhamento do projeto. “Desde 2020 conversamos sobre o tema mas, por conta da pandemia, tivemos que paralisar temporariamente, voltando agora com a devolução do diagnóstico com as principais necessidades de segurança na região. Nestes dois dias foram trabalhadas ações para a primeira fase do projeto que irá avançar rapidamente”, explicou o superintendente de qualificação profissional da Secretaria do Turismo, Fernando Campelo.

A Oficina de Formação de Comitê Gestor do Turismo Seguro discutiu também a criação do plano de ação de curto, médio e longo prazo para trabalhar ações necessárias. O encontro teve participação ativa do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, ICMBio, Secretaria Municipal de Turismo, IFMA, Associação de Condutores, Guias de Turismo, Associação de Agências de Barreirinhas.

Turismo Seguro

O Turismo Seguro é um projeto vinculado ao Programa Destino Lençóis e Delta, comtemplado no eixo Segurança que também traz a implantação de um batalhão de polícia militar turística. O Turismo Seguro busca adoção de boas práticas para segurança no turismo, melhorando a experiência e ofertando um produto de qualidade ao turista.

O Comitê do Turismo Seguro de Barreirinhas trata-se da união de estratégias de órgãos e entidades do poder público e da sociedade civil que firmam entre si um protocolo de intenções com ações que garantam a prática segura do turismo em Barreirinhas.

Entre as muitas etapas previstas pelo programa, estão a formatação do Diagnóstico, afim de conhecer o cenário atual com estatísticas sobre casos de acidentes envolvendo a atividade turística. A etapa de Intervenção e Operacionalização, com adição das boas práticas e sensibilização, após caracterização das atividades ligadas à visitação turística em áreas naturais. E a etapa de Promoção da Segurança, com a padronização a serviço da segurança, com divulgação das aplicações realizadas junto ao público final, o turista.

Reunião de alinhamento das ações do Turismo Seguro

Oficina de Formação de Comitê Gestor do Turismo Seguro

 

Endereço

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Av. Dom Pedro II,
Pça da Mãe d'Água,
Nº. 32 - Centro
CEP: 65010-450
São Luís - Maranhão

E-mail para contato:
ascomseturma@gmail.com

Encontre no Mapa

Desenvolvido e hospedado pela Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação - SEATI