Turismo Cultural e Religioso

O Pólo de São Luís é o pouso certo para quem gosta de turismo cultural e religioso. Na capital, o Centro Histórico, museus, teatros e uma infinidade de manifestações populares garantem um passeio pra lá de instrutivo. A mistura de aprendizado e lazer continua em Alcântara e São José de Ribamar, onde também acontecem algumas das mais importantes festas religiosas do Estado.

São Luís – O pólo pode ser visitado em qualquer época do ano, embora junho seja o mês em que a cidade mais tem a oferecer. É quando acontecem as festas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, e a capital vira pura alegria.

Devotos de São José de Ribamar podem participar em setembro de uma grande festa na cidade que leva o nome do Santo e fica a apenas 32 quilômetros de São Luís. Detalhe: o evento acontece sempre no mesmo mês, mas os dias são móveis, coincidindo com a lua cheia.

Em Alcântara, no segundo domingo de agosto, acontece a festa de São Benedito. Uma herança bastante viva da marcante presença dos africanos no Maranhão. Os devotos formam uma grande procissão que percorre as ruas da antiga cidade, protagonizando um espetáculo de fé e beleza.

Ainda em Alcântara, em maio, acontece a Festa do Divino, o mais badalado evento profano-religioso do Maranhão. A festa tem lugar em várias outras regiões do Estado, mas é nesta cidade que alcança um esplendor ímpar. Caixeiras do divino, doces de espécie, imperador, imperatriz, procissões e fé são sinônimos dessa fantástica manifestação popular que atrai anualmente centenas de turistas.

Endereço

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Av. Dom Pedro II,
Pça da Mãe d'Água,
Nº. 32 - Centro
CEP: 65010-450
São Luís - Maranhão

E-mail para contato:
ascomseturma@gmail.com

Encontre no Mapa

Desenvolvido e hospedado pela Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação - SEATI